Se você está de olho no mercado e na comunicação online provavelmente já passou pela sua cabeça alguma pergunta do tipo: “Como é possível que vídeos de dancinhas consigam ganhar muito mais seguidores se comparados a conteúdos muito mais úteis e rebuscados?”. Isso porque você está vendo o conteúdo, mas o que não percebe – de forma tão direta – é o trabalho de veiculação que esse conteúdo teve. Na verdade o conteúdo é talvez o trabalho menor que o criador fez. Muito é feito na busca e teste de como fazer ele chegar até o cliente de forma cada vez mais assertiva.
Neste artigo quero apresentar um livro que, se não estiver na sua cabeceira, pelo menos coloque-o no seu Kindle: Tração – Gabriel Weinberg e Justin Mares.
Tração – Gabriel Weinberg e Justin Mares
No livro, dedicado principalmente para startup, mas útil para todos os empreendedores, os autores ilustram os 19 canais de tração em que você pode veicular a mensagem da sua empresa, em busca de novos clientes. Antes de fazer isso, porém, é necessário adquirir um “mindset de tração” ou seja 50% de foco no desenvolvimento de um produto que ajude seu cliente e 50% de foco em fazer esse produto chegar, de fato, até seu cliente. As duas coisas se retroalimentam pelo fato que, se você ouvir cada vez mais clientes, você terá mais insight sobre como melhorar o produto, o que será mais fácil de ser apresentado e adotado por novos clientes, e por aí vai.
Uma coisa que vale a pena ressaltar é que além dos mais conhecidos como Instagram, Linkedin e YouTube, existem muitos canais e mais ainda estratégias adotadas por empresas, ilustradas em livros e até contadas gratis em vídeos online. O que você empreendedor deve conseguir fazer, é conhecê-los para poder priorizá-los. Nem sempre o que funciona para um pode funcionar para outro e nem sempre o estilo adotado por um empreendedor, é necessariamente o estilo que você deve adotar.
A sacada, o pulo do gato, o segredo – quem nem é tão segredo assim – é testar constantemente fazendo pequenos experimentos para saber o que realmente funciona e onde de fato investir. Para fazer isso Gabriel e Justin apresentam um método chamado Bulseye framework que ajuda o empreendedor na busca do canal certo para ele.
Bullseye framework
O Bullseye framework é uma ferramenta em forma de alvo, com três faixas concêntricas. Cada faixa representa uma parte do processo:
- Faixa externa – representa os canais que se encaixam na sua empresa e produto/serviço. Provavelmente não serão todos os 19 canais que poderão ser usados. Faça portanto um brainstorming com seus sócios e colaboradores para entender quais são os mais promissores, quais poderiam ser testados e quais parecem viáveis para sua empresa. Elabore uma estratégia para cada um destes canais
- Faixa intermediária – representa os canais onde provavelmente você terá sucesso. Aqui você chega através validações e pequenos experimentos para mensurar o retorno real dos canais e das iniciativas adotadas. Algumas perguntas centrais: Quanto é o CAC (Custo Aquisição Cliente)? Qual o tamanho do canal e número de clientes? Neste canal encontro meus clientes compradores?
- Círculo central – aqui você coloca os canais que estão funcionando agora. Após teste e validação, mensuração dos resultados, etc. você terá uma ideia de qual canal funciona melhor de outro. Aí concentra sua atenção em estruturar bem esse canal antes de passar a testar outro. No centro você manterá os canais que estão funcionando, assim que será mais fácil lembrar onde checar primeiro
Os 19 Canais de Tração
Vamos listar brevemente os 19 canais de tração que você pode explorar na busca de novos clientes para seu produto/serviço:
- Marketing viral
- Relações públicas
- Relações públicas não convencionais
- Marketing pago em buscadores (SEM)
- Anúncios em redes sociais e display
- Anúncios offline
- Otimização para buscadores (SEO)
- Marketing de conteúdo
- Email marketing
- App e ferramentas como marketing
- Cobertura em blog
- Desenvolvimento de negócios
- Vendas
- Programas de afiliados
- Plataformas existentes
- Participar em feras e eventos
- Eventos offline
- Palestras
- Criação de comunidades
Tração – 19 canais para promover seu negócio – Conclusões
Cada um destes canais representa um capítulo do livro com explicação aprofundada. Vale a pena ler tudo e, após ter escolhido o canal para começar, reler o capítulo relativo antes de mergulhar de cabeça no desenvolvimento da comunicação e coleta dos dados.
Bom trabalho com este livro e ótimos negócio e crescimento!