Por Last Updated: 28/07/2021561 words2,8 min read

Como um cliente compra?

Como ele decora o apartamento? Como decide jantar naquele restaurante? Como escolhe a roupa que está usando? Como resolve comprar aquele treco esquisito?

É claro que tem clientes fazendo compras de maneira compulsiva, gastando sem de fato comprar algo que precisa… mas… não, esta não é uma compra real. Com certeza antes de adquirir algum bem ou serviço importante eles pensam e ponderam as coisas.

Comprar é ligado à satisfação de uma necessidade que reconhecemos ter e que graças ao produto ou serviço encontrado, pretendemos resolver. Agora, quais passos cada cliente faz?

Conhecimento, Confiança, Compra.

Estes três passos são feitos por cada cliente que encontramos: quando vendemos, quando negociamos ou até mesmo respondemos às objeções que nos fazem é porque o cliente conhece o próprio problema e a solução, procura confiar em nós e só depois decide se comprar ou não.

Conhecimento, Confiança, Compra.

Vamos analisar cada passo.

Na primeira fase de conhecimento o cliente reconhece ter um problema e, com base na urgência e na intensidade da dor, procura uma solução. É a primeira fase de um funil de venda, a fase também chamada de Tráfego, onde podemos conversar com nosso cliente potencial, mas ainda não conseguimos vender. Ele ainda não caminhou pelo passo sucessivo. Neste momento o que podemos fazer é prospectar o cliente, ou seja entender se poderia se beneficiar da nossa solução, atraí-lo para nossa comunicação, qualificar urgência, intensidade e capacidade de pagar e, caso esteja interessado, começar a nos comunicar com ele.

Na segunda fase de confiança estamos começando a nos relacionar com o cliente potencial. Ele sabe quem somos, mas ainda não nos conhece. É a segunda fase no nosso funil, a fase também chamada de Relacionamento, onde as informações trocadas são voltadas em resolver eventuais objeções, aumentar nossa autoridade e confiabilidade e, sem muita pressão, propor nosso produto ou serviço. Neste momento, o que podemos fazer é manter um bom relacionamento através dos diferentes meios de comunicação, instruir nosso cliente potencial sobre os benefícios que podemos oferecer, educar ao funcionamento do nosso produto ou serviço e tentar uma venda através de uma boa oferta.

Na terceira fase de compra o cliente potencial está convencido em adquirir nosso produto ou serviço. Falta pouco para que se torne cliente de verdade. É a terceira fase no nosso funil, também chamada de Venda, onde de fato o cliente vai pagar para adquirir a solução. Aqui podemos ofertar outros produtos, a mais ou em substituição, acompanhá-lo na implementação e, por final, pedir um feedback sobre nosso trabalho. É neste momento que completamos o ciclo da nossa venda que começou lá atrás quando nos conectamos com ele – ou ele se conectou conosco -, nos relacionamos de forma saudável e conseguimos chegar a um acordo para a resolução do problema.

Cada um desses passos tem muitos detalhes, estratégias e ferramentas que podem te ajudar a montar a melhor solução para seu marketing, comunicação e venda e encontrar de maneira mais assertiva o seu cliente no mercado.

Caso queira saber mais, entre em contato e vamos bater um papo.

About the Author: Mirko Lamberti

Fundador e CEO da Kestratégia, empresa que entrega inteligência de marketing e comunicação para pequenas e médias empresas. A carreira de Mirko Lamberti começa como programador e analista de banco de dados profissional, para chegar ao ensino como professor de informática a processos operacionais e também consultor de marketing por mais de 15 anos. Hoje, graças à experiêcia técnica e à didatica adquirida ao longo dos anos consegue elaborar uma estratégia e acompanhar as empresas para conseguir os próprios objetivos de marketing.

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