Por Last Updated: 28/07/2021715 words3,6 min read

Quando o assunto é apresentar o próprio negócio para alguém, podemos falar em “fazer um pitch” para essa pessoa ou grupo de pessoas.

Mas o que é na prática um pitch?

Traduzindo literalmente do inglês, to pitch seria lançar. Algo que se refere ao baseball. Trazendo para a linguagem de negócio podemos imaginar mais uma apresentação, um lance que você faz para alguém – usando as palavras ou imagens numa apresentação – na espera de um feedback positivo.

Para não permanecer muito no teórico, vamos apresentar os 4 tipos de pitch mais conhecidos que você, como empreendedor, pode preparar para quando precisar:

Twitter pitch

É basicamente uma frase que resume ao extremo todo o seu negócio. Legal, né? Tudo em uma frase só. Naturalmente pode usar negócios já prontos para explicar mais rapidamente. Um exemplo? Digamos que você tenha uma startup que entrega bebidas, em uma frase só poderia ser algo do tipo: “É um Uber Eats da cerveja”. Pronto.

Elevator pitch

É um pouco mais do que uma frase. O nome “elevator” deriva exatamente do elevador. Imagine entrar no elevador de uma empresa e, junto com você, o CEO da empresa. Coincidência você tem uma empresa que se encaixa perfeitamente com os negócios do CEO. O CEO pergunta o que você faz e você precisa responder. Qual seria aquela frase que você conseguiria dizer no tempo de subida do elevador para apresentar o seu negócio de forma a surpreendê-lo?

Pitch de apresentação (ou Competition Pitch)

Palavras e slides contidas em 3 a 5 minutos para apresentar o mercado, seu negócio, equipe, trajetória, investimento e tudo que for preciso para o investidor ou a banca entender quanto de fato vale sua ideia e em qual ponto ela se encontra. Aqui você já precisa trabalhar mais o conteúdo e calibrar palavras e pausas para entregar conteúdo e páthos ao mesmo tempo. Se nas apresentações anteriores o seu objetivo era gerar curiosidade para a pessoa saber mais, aqui você já tem que interessar com dados e fatos bem explicados.

Pitch para investidores

Aqui geralmente você tem mais tempo e seu objetivo é engajar o investidor. É importante ter um conhecimento muito aprofundado do mercado, métricas do seu negócio, trajetória e todos os números que podem te ajudar em desenhar o melhor cenário para quem está preste a entrar em parceria com você. Como você vai encantar as pessoas que estão assistindo à sua apresentação?

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Palestra para Game Jam +

Recentemente tive o grande prazer em conduzir uma palestra como mentor na Game Jam+. Fui convidado pelo PONG, a comunidade Potiguar Indie Games, que agradeço publicamente. A palestra focou mais em como preparar um pitch deck de apresentação para equipes que estão produzindo games. Sendo uma competição, o objetivo é apresentar da melhor forma não somente o jogo em si, mas tudo que precisar para a banca entender que naquele jogo, com aquela equipe vale a pena investir.

Vou deixar aqui o vídeo da palestra para você assistir, as slides (abaixo) caso queira preparar o seu pitch e alguns links para poder olhar os pitch de outras empresas. Como você poderá checar, não tem uma regra definida de como apresentar, mas sim tem alguns pontos chaves que precisa tratar.


Conclusões

Me lembro do curso feito graças ao SebraeLab e o Sebrae aqui em Natal sobre pitch. Os caras simplesmente conseguiram convidar a Camila Farani, Shark Tank super poderosa para formar um grupo de pequenos empreendedores entre os quais eu. Muito aprendizado nos dois meses de tempo e muitas chicotadas.

Uma estratégia? Se você tiver 3 minutos para apresentar o seu negócio… e você precisa colocar um monte de informações… lapide aquele texto todos os dias e decore-o para poder focar exclusivamente no público no momento da apresentação. Desta forma vai conseguir uma ótima performance e aumentar suas chances de conseguir a atenção do investidor.

 

Link úteis

About the Author: Mirko Lamberti

Fundador e CEO da Kestratégia, empresa que entrega inteligência de marketing e comunicação para pequenas e médias empresas. A carreira de Mirko Lamberti começa como programador e analista de banco de dados profissional, para chegar ao ensino como professor de informática a processos operacionais e também consultor de marketing por mais de 15 anos. Hoje, graças à experiêcia técnica e à didatica adquirida ao longo dos anos consegue elaborar uma estratégia e acompanhar as empresas para conseguir os próprios objetivos de marketing.

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